Imagem do artigo
 
 23 Outubro

Confira alguns itens do seu carro que devem ser revisados

 

Itens de segurança: Macaco, chave de roda e triângulo de sinalização precisam estar disponíveis para emergências. A falta dessas ferramentas é considerada infração gravíssima e sujeita o motorista a sete pontos no prontuário da CNH.

Pneus: Verifique com atenção o estado e o nível de calibragem dos pneus. Para saber se estão em ordem, basta checar o TWI, uma espécie de “calombo” dentro do sulco, cuja altura é de 1,6 milímetro e que, ao ser alcançado, indica que é hora de fazer a troca. Não se esqueça de tomar os mesmos cuidados em relação ao estepe.

Na oficina: Uma inspeção dos níveis de óleo, líquido do radiador e fluido de freios, além da checagem do estado das correias, cabos e velas, pode evitar muitos problemas. A suspensão, bastante exigida em trajetos sinuosos, como serras, também deve ser verificada por um profissional.

Direção e rodas: Manter em dia o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas é uma providência essencial para quem vai viajar. Se o volante estiver trepidando ou “puxando” para um dos lados, é sinal de problemas. 

Inspeção caseira: Em casa, com uma simples volta atenta ao redor do veículo, é possível verificar o estado de vários itens importantes que garantem a segurança. Cheque o funcionamento de faróis, lanternas e luzes de seta, além dos limpadores e lavadores do para-brisa e vidro traseiro. A existência de manchas de óleo no piso da garagem pode indicar vazamentos.

Na volta do passeio: Depois de curtir o feriado e voltar para casa, o melhor a fazer é levar o veículo para outra verificação geral. Os filtros de ar, óleo, combustível e ar-condicionado podem ter acumulado impurezas.

Aproveite nossas dicas para curtir a estrada com segurança!  

  Fonte: Estadão